31 janeiro 2010

Ipea lança livro sobre as políticas públicas para a juventude no Brasil

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) lançou nesta terça-feira (19/1) o livro Juventude e Políticas Sociais no Brasil, que aborda a inserção dessa temática no âmbito das políticas sociais. O secretário nacional de Juventude, Beto Cury, participou do evento, junto com a doutora Leila Chalub Martins, professora da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília e coordenadora do Observatório da Juventude do Distrito Federal; do presidente do Ipea, Marcio Pochmann; e do diretor de Estudos e Políticas Sociais do Instituto, Jorge Abrahão de Castro.

O livro parte de uma série de análises já conduzidas pelo Ipea e que foram atualizadas e aprofundadas para a publicação. O primeiro capítulo apresenta uma análise dos avanços e das dificuldades da recente Política Nacional de Juventude, implementada a partir de 2004. O segundo capítulo analisa algumas características demográficas dos jovens brasileiros e os dez capítulos seguintes avaliam as ações do governo federal voltadas para os jovens nas áreas de educação, trabalho, saúde, assistência social, cultura e segurança pública, entre outras.

Para o presidente do Ipea, Márcio Pochman, o Brasil "chegou tarde" do ponto de vista das políticas juvenis. "Mesmo com a Constituição de 1988, o tema da criança e do adolescente ganhou mais importância. Há uma série de êxitos nas políticas para esse segmento, no entanto, a inserção dos jovens nas políticas públicas é algo muito recente ". O secretário nacional de Juventude, Beto Cury, ressalta que embora tardiamente, o país entrou forte nessa questão e já obteve muitos avanços nos últimos anos, embora ainda tenha uma longa trajetória pela frente até consolidar a política nacional de juventude em uma política de Estado.

Essa opinião é compartilhada pelo diretor Jorge Abrahão, que acredita que a "institucionalização" das políticas juvenis já trouxe importantes melhorias para os jovens, citando como pontos importantes a criação, em 2005, da Secretaria Nacional de Juventude, vinculada à Secretaria-Geral da Presidência da República, e do Conselho Nacional de Juventude.

O presidente do Ipea, Márcio Pochmann, ressalta, ainda, que falta coordenação e articulação entre as diversas políticas públicas voltadas para a juventude. "Temos programas em diferentes ministérios no governo federal e diversas políticas em âmbito estadual e municipal. Sem uma coordenação, a capacidade de ser eficiente e reduzir custos fica comprometida.

Alguns dados da pesquisa
A pesquisa "Juventude e Políticas Sociais no Brasil" mostra que a parcela dos jovens de 15 a 19 anos que só participam do mercado de trabalho caiu entre 1982 e 2007. Já a parcela dos que só estudam ou estudam e participam do mercado de trabalho cresceu.

Em 1982 eram 27% dos jovens que só estudavam, enquanto 16% estudavam e participavam do mercado de trabalho; outros 40% só participavam do mercado de trabalho. Já em 2007, 41,3% dos jovens de 15 a 19 anos só estudavam, enquanto 25,9% estudavam e participavam do mercado de trabalho; a parcela dos que só participam do mercado de trabalho caiu a 21,6%. A pesquisa considera como participantes do mercado de trabalho aqueles que trabalham ou procuram emprego.

Na faixa etária de 20 a 24 anos a maioria dos jovens só participava do mercado de trabalho em 2007: 58,5%, ante 59,3% em 1982. Mas aumentou a proporção dos que só estudam (de 5,7% para 7,8%) e dos que estudam e trabalham (10% para 17,4%). Esse movimento é explicado pela queda dos que nem estudavam nem participavam do mercado de trabalho (de 25,1% em 1982 para 16,3% em 2007).

Qualidade do trabalho
Entre os jovens que trabalham, a qualidade das vagas conseguidas varia muito, conforme destaca o Ipea. Dos 18 aos 24 anos, a maioria das vagas possui carteira assinada. A proporção de jovens dessa idade que trabalha em vagas formais aumentou de 38,2% em 1996 para 41,7% em 2007, enquanto caíram as proporções de jovens sem carteira assinada, que trabalham por conta própria e não-remunerados.


Por: Assessoria de Comunicação da Secretaria Nacional de Juventude

Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Gabriel Cirino | EternaWM